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Prevenção para o Inverno - Crianças e Jovens

Nutrição

Sabia que as crianças podem ficar constipadas até cerca de oito vezes  por ano e o inverno é a época mais suscetível. Saiba como ajudar os mais pequenos na defesa das agressões no tempo frio.

O inverno é a época do ano em que as crianças adoecem mais e ficam mais suscetíveis a possíveis infeções. A exposição ao frio, à poluição e ao ar condicionado favorece a desidratação e a irritação da mucosa das nossas vias aéreas. Além disso, a maior concentração de pessoas em locais fechados e menos arejados irá, nestes meses mais frios, favorecer a transmissão dos vírus.

Embora pareça inevitável o aparecimento de constipações nos meses de inverno, criámos para si um pequeno manual de prevenção com dicas e sugestões, que se podem tornar relevantes na melhoria do sistema de defesa dos mais pequenos e essenciais para que toda a família passe a estação mais fria do ano de uma forma tranquila.

Nota: A exposição ao frio, à poluição e ao ar condicionado favorece a transmissão de vírus, a desidratação e a irritação  da mucosa das vias aéreas.

O Que Fazer?

Lave Bem as Mãos: Levamos as mãos à cara em média cerca de 16 vezes por hora. Sabendo que a boca é uma das principais vias de entrada para os vírus, é importante fazer uma correta higiene das mãos: lave-as com água e sabão durante cerca  de 20 segundos, especialmente antes das refeições e após as idas à casa de banho.

Mantenha a Mucosa Hidratada: A lavagem nasal diária é também uma maneira de remover secreções e manter a mucosa saudável, impedindo a entrada de vírus no organismo.

Responda aos Primeiros SintomasEm caso de primeiros sintomas de nariz congestionado, poderá optar por uma solução salina com ácido hialurónico. Pode optar pela utilização de um produto com um jato suave e controlado, para reduzir a congestão nasal, ou um spray descongestionante à base de solução salina sem vasoconstritores. No aparecimento de uma tosse inicial, poderá optar por xaropes à base de plantas, com a adição de vitamina D ou vitamina C ou mesmo com o ingrediente especial como o mel de manuka.

Promova um Descanso Noturno Adequado: Uma criança deverá dormir em média entre 8 e 14 horas por cada dia ou por cada período de 24 horas, numa base regular, para promover uma ótima saúde.

Beba Muitos Líquidos: A hidratação faz com que as secreções nasais sejam mais fluídas, o que permite uma defesa mais eficaz contra os germes. Reforce a ingestão de água, de sopas, de chás e infusões e/ou de sumos de fruta naturais (sem açúcares adicionados).

Procure Incentivar Atividades Físicas ao Ar LivreSabemos que, no inverno, o tempo está mais frio e os passeios podem ser desconfortáveis. No entanto, bastam 30 minutos de atividade física moderada por dia para conseguirmos diminuir comportamentos sedentários e promover a redução do stresse.

Faça uma Alimentação Rica em Produtos Frescos e Coloridos: que fornecem compostos antioxidantes. Promova o consumo mínimo de cinco porções de frutas e legumes por dia. Procure frutas e verduras ricas em vitamina C.

Estimule o Sistema de Defesa: Destacamos as vitaminas C e D e o óleo de fígado de bacalhau (pela sua riqueza em vitamina A e D). Outras opções  para a prevenção e ajuda no reforço das defesas são o sabugueiro (Sambucus nigra), que contribui para o suporte da defesa do organismo, e o própolis, uma substância única e nutritiva elaborada pelas abelhas.

horas de sono crianças e jovens

Nota: Não se esqueça de promover uma correta hidratação diária, uma alimentação equilibrada, uma atividade física regular e um sono descansado. estes são hábitos que mantêm uma resposta adequada do sistema imunológico e ajudam a afastar o risco do aparecimento de gripes e constipações.