Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Prevenção para o Inverno - Crianças e Jovens
Nutrição
Sabia que as crianças podem ficar constipadas até cerca de oito vezes por ano e o inverno é a época mais suscetível. Saiba como ajudar os mais pequenos na defesa das agressões no tempo frio.
O inverno é a época do ano em que as crianças adoecem mais e ficam mais suscetíveis a possíveis infeções. A exposição ao frio, à poluição e ao ar condicionado favorece a desidratação e a irritação da mucosa das nossas vias aéreas. Além disso, a maior concentração de pessoas em locais fechados e menos arejados irá, nestes meses mais frios, favorecer a transmissão dos vírus.
Embora pareça inevitável o aparecimento de constipações nos meses de inverno, criámos para si um pequeno manual de prevenção com dicas e sugestões, que se podem tornar relevantes na melhoria do sistema de defesa dos mais pequenos e essenciais para que toda a família passe a estação mais fria do ano de uma forma tranquila.
Nota: A exposição ao frio, à poluição e ao ar condicionado favorece a transmissão de vírus, a desidratação e a irritação da mucosa das vias aéreas.
O Que Fazer?
Lave Bem as Mãos: Levamos as mãos à cara em média cerca de 16 vezes por hora. Sabendo que a boca é uma das principais vias de entrada para os vírus, é importante fazer uma correta higiene das mãos: lave-as com água e sabão durante cerca de 20 segundos, especialmente antes das refeições e após as idas à casa de banho.
Mantenha a Mucosa Hidratada: A lavagem nasal diária é também uma maneira de remover secreções e manter a mucosa saudável, impedindo a entrada de vírus no organismo.
Responda aos Primeiros Sintomas: Em caso de primeiros sintomas de nariz congestionado, poderá optar por uma solução salina com ácido hialurónico. Pode optar pela utilização de um produto com um jato suave e controlado, para reduzir a congestão nasal, ou um spray descongestionante à base de solução salina sem vasoconstritores. No aparecimento de uma tosse inicial, poderá optar por xaropes à base de plantas, com a adição de vitamina D ou vitamina C ou mesmo com o ingrediente especial como o mel de manuka.
Promova um Descanso Noturno Adequado: Uma criança deverá dormir em média entre 8 e 14 horas por cada dia ou por cada período de 24 horas, numa base regular, para promover uma ótima saúde.
Beba Muitos Líquidos: A hidratação faz com que as secreções nasais sejam mais fluídas, o que permite uma defesa mais eficaz contra os germes. Reforce a ingestão de água, de sopas, de chás e infusões e/ou de sumos de fruta naturais (sem açúcares adicionados).
Procure Incentivar Atividades Físicas ao Ar Livre: Sabemos que, no inverno, o tempo está mais frio e os passeios podem ser desconfortáveis. No entanto, bastam 30 minutos de atividade física moderada por dia para conseguirmos diminuir comportamentos sedentários e promover a redução do stresse.
Faça uma Alimentação Rica em Produtos Frescos e Coloridos: que fornecem compostos antioxidantes. Promova o consumo mínimo de cinco porções de frutas e legumes por dia. Procure frutas e verduras ricas em vitamina C.
Estimule o Sistema de Defesa: Destacamos as vitaminas C e D e o óleo de fígado de bacalhau (pela sua riqueza em vitamina A e D). Outras opções para a prevenção e ajuda no reforço das defesas são o sabugueiro (Sambucus nigra), que contribui para o suporte da defesa do organismo, e o própolis, uma substância única e nutritiva elaborada pelas abelhas.
Nota: Não se esqueça de promover uma correta hidratação diária, uma alimentação equilibrada, uma atividade física regular e um sono descansado. estes são hábitos que mantêm uma resposta adequada do sistema imunológico e ajudam a afastar o risco do aparecimento de gripes e constipações.

