Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Regresso às Aulas: Reforçar o Sistema Imunitário das Crianças
Bem-Estar
Procure praticar uma alimentação diária rica em produtos frescos e coloridos, que forneçam compostos antioxidantes e nutrientes essenciais ao sistema imune.
A alimentação e a suplementação ajudam a manter o normal funcionamento do sistema imunitário, permitindo ao organismo defender-se de forma eficiente.
Existem alguns alimentos que se destacam:
FRUTA CÍTRICA
morango, kiwi, goiaba, papaia — deliciosas e ricas em vitamina C, conhecida não só pela sua ação antioxidante como pelo seu papel determinante para o sistema imune.
VEGETAIS CRUCÍFEROS
couve-de-bruxelas, repolho — todos possuem quantidades significativas de fitoquímicos protetores e de ácido fólico, vitamina importante para as defesas, pois a sua falta diminui a eficácia do sistema imune.
IOGURTES
importantes para a manutenção de uma flora intestinal equilibrada e que ajudam a fortalecer a imunidade.
ALHO E CEBOLA
mediterrânicos, que contêm compostos sulfurosos. A alicina, encontrada no alho, é conhecida pelo seu papel antioxidante e antimicrobiano.
Hidratar, Comer e Dormir Bem
É importante lembrar que, para a manutenção do estado de saúde da criança, é necessário promover uma correta hidratação diária, uma alimentação equilibrada, atividade física regular e um sono descansado. Procure avaliar com o médico ou técnico de saúde a necessidade de suplementar e a melhor opção para cada situação em particular.
Não Esquecer:
Para ajudar na prevenção, relembre ainda aos seus filhos que lavar as mãos e manter a mucosa nasal hidratada são estratégias importantes neste inverno. É fundamental fazer uma correta higiene das mãos e promover uma lavagem nasal diária para ajudar a remover secreções e manter uma mucosa respiratória saudável.
Nutrientes Extra
Alguns suplementos alimentares podem ajudar no reforço do sistema imunitário. Estes fornecem, no geral, micronutrientes e compostos que desempenham papéis cruciais nas defesas e/ou que contribuem para uma resposta imunitária mais eficaz. Alguns exemplos são: vitaminas C, D, zinco, betaglucanos e microrganismos denominados probióticos.
VITAMINA C & D
Desempenham um papel determinante na resposta do sistema imunitário. No que diz respeito à vitamina D, considerando que nos meses de inverno existe uma redução da exposição ao sol e de um modo geral uma consequente diminuição da sua produção pelo organismo, poderá existir necessidade de manter os seus níveis dentro de parâmetros adequados. Também o óleo de fígado de bacalhau é utilizado como um complemento alimentar, sobretudo pela sua riqueza em vitamina A e D.
SABUGUEIRO
O sabugueiro (Sambucus nigra) pode ser um aliado no suporte da defesa do organismo. O extrato de sabugueiro parece ajudar a ativar o sistema imunitário e a aumentar a produção de citocinas – mensageiros que o sistema imune utiliza para comunicar entre células e coordenar uma resposta eficaz contra o agente invasor.

