Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Sabe mesmo o que é um iogurte?
Nutrição
O iogurte é um produto coagulado obtido por fermentação láctica do leite, normalmente de vaca (mas também de cabra e ovelha) recorrendo exclusivamente a duas bactérias: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, devendo a flora específica estar viva e abundante no produto final. Também fazem parte deste grupo os leites fermentados, sendo que estes são obtidos igualmente por fermentação do leite, diferindo do iogurte nos microrganismos utilizados na sua fermentação, como as bifidobactérias, L.casei, entre outros.
A sua composição
Além do leite, pode conter outros derivados lácteos, bem como açúcares ou edulcorantes, frutos, sementes, etc. De acordo com a sua composição, tipo e matéria gorda, os iogurtes podem ser sólidos, batidos ou líquidos e classificar-se como naturais, açucarados, aromatizados, com pedaços de fruta, gordos, meio-gordos, magros, etc.
Que benefícios traz?
Para além de saborosos e nutritivos, os iogurtes são incontornáveis numa alimentação saudável e equilibrada. Fornecem proteínas e minerais como o cálcio. O valor calórico, de lípidos e de hidratos de carbono (maioritariamente açúcares), varia de acordo com os ingredientes: leite gordo ou magro com ou sem açúcar, etc.
Sabia que?
O iogurte ajuda:
- A regular o trânsito intestinal, sendo útil em casos de obstipação ou de diarreia.
- A fortalecer o sistema imunitário, que pode beneficiar das bactérias presentes no iogurte, pois estas ajudam a combater as bactérias patogénicas presentes no intestino.
- A prevenir doenças como a osteoporose, por ser uma boa fonte de cálcio, mineral importante para a saúde óssea.
Alternativas vegetais ao iogurte
Por questões de saúde (intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite), por ser vegetariano, vegan ou simplesmente para se variar, foram surgindo alternati-vas vegetais aos iogurtes lácteos. Estas alternativas são igualmente fermentadas com as mesmas bactérias e algumas são equiparáveis em termos nutricionais, no-meadamente em proteína. Apresentam uma consistên-cia semelhante ao iogurte tradicional, mas são obtidos a partir de bebidas de origem vegetal: soja, aveia, arroz, amêndoa, castanhas-de-caju, cânhamo, coco, entre outros. Conservam-se no frio. Fornecem proteína de origem vegetal e são naturalmente isentos de lactose.

