Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Sensação de peso nas pernas

Nutrição

A sensação de pernas pesadas é, normalmente, provocada pela insuficiência venosa resultante de mecanismos que contrariam o retorno do sangue ao coração, ficando este estagnado nas veias, dilatando-as. As varizes surgem quando as válvulas e as paredes das veias estão gravemente afectadas.

Apesar deste problema atingir milhares de pessoas, as mulheres são as principais afectadas. Os primeiros sintomas manifestam-se através da sensação de pernas pesadas ao fim do dia, do aumento do volumes dos tornozelos, de cãibras e de comichão. Nesta primeira fase, podem ainda aparecer alguns derrames e veias pouco dilatadas que, posteriormente se tornam azuis, mais dilatadas e tortuosas, podendo surgir manchas acastanhadas. São também comuns edemas nos pés e tornozelos.

São muitos os factores que podem contribuir para o agravamento deste quadro e, embora as varizes possam surgir na adolescência, são mais comuns a partir dos 40 anos de idade. Para além da hereditariedade, a obesidade é também um factor de risco. As alterações hormonais decorrentes da gravidez, menopausa ou tratamentos hormonais (por ex.: pílula contraceptiva ou terapia de substituição) podem agravar esta situação. O sedentarismo, o facto de se exercer uma profissão que exija uma permanência prolongada em pé ou sentado e o uso sistemático de vestuário e calçado apertado contribuem igualmente para prejudicar a circulação. O mesmo se pode dizer do calor que, para além de dilatar as veias, torna frequentemente as pernas mais pesadas e dolorosas.

A medicina clássica apresenta várias formas de tratamento das varizes. Nos casos mais graves, pode recorrer-se à escleroterapia (secagem), à excisão por cirurgia. A aparência melhora e são aliviados os sintomas, mas estes tratamentos envolvem alguma destruição e, por vezes, as varizes surgem noutro local. Em casos moderados recorre-se a medicamentos para aliviar os sintomas. A melhor arma para combater o agravamento deste problema é, sem dúvida, a prevenção.

Pratique desporto. Escolha a marcha, o yoga, a ginástica ou a natação e evite os desportos que obriguem a movimentos bruscos. Evite a exposição a fontes de calor, nomeadamente exposições solares prolongadas, banhos quentes ou depilação com cera quente. Caminhe na praia, à beira-mar, pois o movimento da água das ondas estimula a circulação. Durante o duche, aplique jactos de água fria nas pernas. Se tem uma profissão que exija uma permanência prolongada em pé ou sentado, tente massajar regularmente as pernas (de baixo para cima) e, no final do dia, repouse com as pernas elevadas. Não use vestuário apertado, nem sapatos com salto muito alto nem totalmente rasos e, ao sentar-se, evite traçar as pernas. Outro aspecto a considerar é uma dieta equilibrada, rica em fibras, legumes, fruta e em líquidos e pobre em gorduras, a fim de prevenir a prisão de ventre e o excesso de peso. Evite as bebidas alcoólicas, as especiarias e não fume. É importante avaliar o benefício/risco entre a toma de medicamentos hormonais e existência de problemas venosos. Por último, pode usar meias ou collants de descanso ou elásticos com a pressão adequada ao seu caso.

Existem ainda determinados suplementos alimentares e plantas medicinais que, pelas suas propriedades tonificantes e protectoras capilares, segundo resultados comprovados cientificamente, melhoram e previnem os problemas relacionados com a circulação sanguínea. Refiro-me à acção do Castanheiro-da-Índia, Gilbardeira, Hamamélia, Gingko Biloba, Centelha Asiática (Gotu Kola), Videira, entre outros. A aplicação externa de produtos (creme ou gel) baseados nestas plantas é muito benéfica, pois para além de conferir um alívio imediato, penetra na pele e ajuda a fortalecer as veias. Não se esqueça que estes produtos devem ser aplicados com massagens de baixo para cima. Os extractos destas plantas também se encontram disponíveis sob a forma de cápsulas. Outros suplementos à base de flavonóides, antioxidantes, rutina e vitaminas C e E podem revelar-se úteis.

Se é afectado por este tipo de problema tente pôr em prática estes conselhos e lembre-se que a prevenção é a melhor forma de evitar complicações mais graves.

Pedro Lôbo do Vale
Médico