Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Stevia

Planta

O que é?

A stevia (Stevia rebaudiana) é uma planta herbácea que cresce sobretudo em zonas de altitude e solo arenoso. É originária do Paraguai, mas atualmente também é cultivada no Brasil e na Ásia.
Os índios Guarani usavam as suas folhas para adoçar as bebidas e melhorar o sabor de certos remédios à base de plantas.
Esta planta também era utilizada como um tónico para o coração e para ajudar a diminuir a tensão arterial, aliviar episódios de azia e problemas renais, bem como para reduzir a vontade de ingerir doces.

Benefícios para a Alimentação

As folhas de stevia contêm compostos edulcorantes, que são os glucósidos diterpénicos. Destes fazem parte o esteviósido e o rebaudiósido A, conferindo à stevia um poder adoçante cerca de 300 vezes maior que a sacarose. Na alimentação, esta planta constitui uma alternativa à utilização do açúcar (sacarose).

Alguns Produtos com Stevia

Adoçante Líquido da Naturefoods.

- Edulcorante da Naturefoods.

Porque se utiliza?

Várias correntes associam os adoçantes artificiais, nomeadamente o aspartame, a sacarina e os ciclamatos, a efeitos tóxicos e à predisposição para o aparecimento de algumas doenças crónicas.
Apesar de esta planta já ser utilizada há séculos, só recentemente é que a sua aplicação como adoçante se tornou bastante apreciada, surgindo a stevia como uma solução natural. De referir que os adoçantes artificiais mencionados são substâncias aprovadas e a opinião dos especialistas é que, apesar de muito se falar deles, efetivamente nenhum mal foi observado em pessoas que os usam sem exageros.
Hoje em dia, esta planta é utilizada no fabrico de edulcorantes porque tem um grande poder adoçante e não tem calorias. Assim, permite adoçar bebidas, alimentos ou preparações alimentares como sobremesas sem se adicionarem calorias à dieta. Por este motivo, é útil para o controlo do peso corporal e também não provoca cáries.
Mais: os compostos edulcorantes da stevia são tolerados em caso de diabetes, uma vez que o seu índice glicémico é praticamente nulo.

Como consumir?

A maneira mais prática de consumir stevia é em forma de comprimidos, como adoçante de mesa. Pode utilizar 1 a 2 comprimidos para uma chávena de café, chá ou outras bebidas.
As folhas de stevia, quando em pó, também podem ser usadas como um substituto do açúcar: o pó pode ser espalhado por cima dos alimentos, dissolvido em bebidas quentes ou incorporado na maioria das receitas.
Podem ainda utilizar-se as folhas de stevia para fazer uma infusão, na quantidade de 1 colher de chá de folhas por chávena (até 2 chávenas por dia). A toma de stevia através desta forma permite um efeito hipoglicemiante, sendo necessário o controlo em caso de diabetes ou de hipoglicemias.