Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais
Um Natal com Menos Excessos
Nutrição
No Natal é comum faltar-nos a devida temperança no que toca à alimentação. Com a mesa recheada de deliciosas iguarias, é inevitável que se consumam mais calorias do que aquelas de que necessitamos e que nos fazem verdadeiramente falta.
Mas não desespere! Lembre-se de que a época natalícia apenas ocorre uma vez por ano. Além disso, é uma quadra de curta duração e que se comemora em família. Por isso, não se sinta transtornado ou ansioso se estiver a prever o desvio que a sua rotina alimentar habitual irá sofrer. Aproveite o momento, sem prejudicar a sua saúde nem deitar por terra todos os esforços até então reunidos para um corpo são. Com as nossas dicas, mantenha a linha e o estilo de vida saudável neste Natal!
1. Escolha opções saudáveis
Torne alguns pratos e sobremesas mais saudáveis para todos. Use menos gordura nos cozinhados, troque as natas pelo iogurte e reinvente as sobremesas, minimizando a quantidade de açúcar ou adicionando novos sabores como a canela, o gengibre, o limão, a laranja ou o cacau.
2. Sirva porções pequenas
Experiment eum pouco de tudo se assim for a sua vontade, mas tenha em atenção a porção que coloca no prato. Na consoada, privilegie as couves, as cenouras e o grão-de-bico. No dia de Natal, preencha o seu prato com salada ou legumes, primeiramente. Quanto às sobremesas, priorize a fruta e, se ainda sobrar espaço para os doces, retire apenas uma colher de sopa das suas prediletas, até perfazer o prato.
3. Faça escolhas inteligentes
Demolhe o bacalhau de véspera e regue-o apenas com um fio de azeite, evitando a sua acumulação no fundo do prato. Não se esqueça de que o azeite é uma gordura (1 g = 9 kcal)! No dia de Natal, prefira o peru sem peles e com pouco molho. No campo das sobremesas, escolha apenas as que realmente gosta e esteja consciente dessa decisão.
4. Mantenha-se hidratado
Sabia que o álcool contribui ativamente para o ganho de peso no Natal? Experimente colocar jarros de água aromatizada na mesa, pois, para além de tornarem a mesa mais bonita, mantêm toda a família hidratada! Alterne as bebidas alcoólicas com água e aproveite ainda para beber um chá ao mesmo tempo que come as sobremesas. O chá irá ajudá-lo a reduzir a sensação de fome, estimulando simultaneamente a digestão.
5. Atividade física
Experimente caminhar na manhã de Natal ou depois de almoço e envolva quem mais gosta. Irá contribuir para o dispêndio energético enquanto passa tempo de qualidade com a família.
Mais dicas:
Aposte na canela!
É uma especiaria adocicada e suave que, por aumentar a sensibilidade à insulina, pode diminuir os níveis de açúcar no sangue!
Sopa para todos!
Preserve o hábito saudável de iniciar a refeição com uma sopa de legumes sem batata, pois é uma excelente opção de baixo valor calórico e índice glicémico, que vai deixar mais saciado. Assim, evita cometer mais excessos nos pratos seguintes, ao mesmo tempo que mantèm a dieta.

